Livro: A Aventura da Adoção

Quando começamos a falar sobre adoção, no ano passado, fui atrás de blogs sobre o assunto. Eu sigo alguns blogs de decoração, moda e beleza e o primeiro tipo de informação que eu queria ouvir eram histórias escritas pelos próprios protagonistas.

Então encontrei o blog da Paula Abreu (http://www.epinion.com.br/adocao/). A Paula adotou em 2008 e o blog estava atualizado só até 2009. Li tudinho e descobri que ela também publicou um livro, chamado “A Aventura da Adoção: um guia completo para pais, mães e filhos”.

A história de Paula e Paulo é coincidentemente muito parecida com a nossa. Com a mesma idade e podendo ter filhos biológicos, eles decidiram também começar a família pela adoção. E contam no livro todo o processo no fórum até a chegada do bebê, discutindo todas as perguntas de pessoas desinformadas que eles ouviram.

Em geral, a adoção é vista como um plano B e as pessoas acham natural que ela seja alternativa para casais inférteis. Quando pessoas que podem gerar filhos biológicos decidem adotar, perguntas do tipo “por que vocês não têm filhos seus antes?”- como se o filho adotivo não fosse nosso filho – ou comentários como “conheço vários casos que não deram certo” aparecem. O que é bastante irritante, já que ninguém pergunta ou faz comentários negativos para uma grávida, como “você está com medo de dar alguma coisa errada no parto?” ou “será que seu filho terá algum problema?”.

Recomendo a leitura do livro da Paula, ela discute muitas coisas que também sentimos!

Anúncios
%d blogueiros gostam disto: