Grupos de Apoio à Adoção

No ano passado, quando começamos a pesquisar sobre adoção, descobrimos os Grupos de Apoio à Adoção. São vários, em diversas cidades, e a maioria promove reuniões periódicas com palestras e discussões com papais adotantes (que já adotaram, que estão esperando ou que ainda estão pensando sobre o assunto).

Fomos atrás de alguns deles, em São Paulo e em cidades próximas. Frequentamos reuniões de três deles e recomendo. O GAASP é o Grupo de Apoio à Adoção de São Paulo e o site deles é esse aqui. As reuniões acontecem no primeiro domingo do mês, é preciso se inscrever e as vagas acabam rápido. Funciona assim: ao final de uma reunião, eles abrem as inscrições para o próximo mês: inscrições por e-mail (gaasp@gaasp.org.br) a partir das 19h do dia da reunião ou por telefone (11 2994-2103) a partir das 8h do dia seguinte.

Estamos frequentando também o GEAA – Grupo de Estudos e Apoio à Adoção de São Bernardo do Campo (site aqui), cujas reuniões acontecem no segundo sábado do mês de manhã e não é preciso se inscrever. Também fomos em algumas reuniões do GAIA – Grupo de Apoio e Incentivo a Adoção de Embu das Artes (site aqui), mas paramos porque era um pouquinho fora de mão.

No site da ANGAAD – Associação Nacional dos Grupos de Apoio à Adoção, há uma relação de todos os grupos, com dados para contato.

Eu acho muito importante participar. É uma forma de se preparar para a adoção e para a chegada da criança. Nessas reuniões, conhecemos temas e ouvimos depoimentos que nos ensinaram coisas que não tínhamos ainda parado para pensar, por exemplo: como é a vida das crianças nos abrigos, que tipo de reação é normal que aconteça quando a criança chega na nova família e como lidar com o sentimento de perda e medo de devolução. E, também, ajuda a conter a ansiedade enquanto esperamos nosso filho!

Anúncios
%d blogueiros gostam disto: