Por que branco?

Outro dia vi uma menininha na rua acompanhada de sua babá. Sei que era sua babá porque a moça usava branco da cabeça aos pés. Aí eu saí perguntando: por que as babás usam branco?

Resposta 1: É um uniforme que facilita a identificação, é como um bombeiro ou um policial.

Sim, uniformes facilitam a identificação da pessoa. Quando entro em uma loja, acho bacana quando os vendedores estão uniformizados e é fácil saber com quem falar para tirar dúvidas. Se um prédio está pegando fogo, é fácil saber quem são os bombeiros que devem entrar para socorrer vítimas e apagar o incêndio (além, claro, da própria segurança que as roupas deles trazem para eles). Quando meus filhos vão a alguma excursão da escola, devem ir obrigatoriamente uniformizados, pois se se perderem do grupo será fácil identifica-los. Até aí, concordamos. Minha pergunta é: para que alguém precisa identificar uma babá?

Suponhamos que eu esteja em um parquinho e encontre uma criança perdida. Vou olhar em volta e ver várias babás vestidas de branco e várias mães vestidas com as roupas que puderam escolher pela manhã. Adianta eu devolver para qualquer uma das babás? Adianta eu ter simplesmente identificado quem é babá e quem não é babá uma hora dessas?

Se eu quisesse identificar a babá dos meus filhos por aí, eu pediria a ela que usasse roupas verde-limão com a foto dos dois estampada nas costas, porque aí, sim, eu veria vantagem em alguém identificá-la. E eu deveria fazer o mesmo, para tudo fazer sentido.

Resposta 2: É para evitar que elas usem roupas inadequadas para o trabalho delas.

… já que nenhuma roupa branca pode ser curta, justa ou ter decotes imensos. Sério, gente. Eu também tenho um dress code no meu trabalho. Todo mundo tem. Se eu for hoje trabalhar de shorts e chinelo, meu chefe vai me chamar para um feedback. Existem roupas adequadas e inadequadas para qualquer tipo de trabalho. Neste caso, é só assumir que a babá é adulta e madura (e se você a contratou para cuidar das criaturas mais importantes de sua vida, certamente você contratou alguém adulto e maduro) e ter uma conversa sincera e objetiva sobre a questão das roupas.

Resposta 3: É uma questão de higiene, para garantir a limpeza.

Neste caso, imagino que também seja obrigatório que todas as mamães em tempo integral ou em licença maternidade também usem branco. Vale também para todas as avós, tias, vizinhas ou familiares que tomam conta das crianças. Mas eu nunca vi uma mãe ou uma avó inteiramente de branco cuidando de uma criança. Você não acredita que as roupas da babá estejam limpas a não ser que sejam brancas para dar para ver de longe? Você tem uma pessoa que passa muito tempo com seu filho, muitas vezes sozinha, dando carinho e atenção, e você não pode confiar na limpeza das roupas delas? Sério mesmo?

Resposta 4: Elas são como médicos e enfermeiros, que também usam branco.

… e esterilizam as mãos a cada momento que tocam na criança, e usam luvas, máscaras e protetores para os cabelos. Também nunca se sentam no chão para brincar.

Resposta 5: Foi escolha da babá, ela prefere usar uniforme.

Preferir usar uniforme é uma coisa, usar branco é outra. Entendo que alguém não queira usar suas roupas “pessoais” no trabalho e prefira ter roupas específicas para isto. O uniforme poderia ser algumas camisetas básicas e confortáveis para cuidar de uma criança o dia inteiro, por exemplo.

Mas, considerando que: 1) cuidar de crianças suja as roupas dos adultos (porque é comida para todo lado, é um tal de sentar no chão, de ir no parquinho, de pegar no colo e receber aquelas marquinhas de sapato na roupa) e 2) roupa inteira branca não é um hábito comum (vejo poucas pessoas que não trabalham na área de saúde ou que não sejam babá ou guia espiritual usando só branco), duvido um pouco que alguma babá escolheria por conta própria esse look inteiro branco para trabalhar com crianças.

Minha resposta: não quero criar inimigos. Talvez as coisas estejam tão automáticas que algumas pessoas nem tenham parado para pensar. Mas eu acho que as pessoas pedem que as babás usam branco para diferenciar quem é babá e quem não é.

Eu não sei se o motivo é mostrar para que outros que tem uma babá ou se o motivo é evitar que a babá seja confundida com um membro da família ou uma amiga. Não sei. Só sei que o branco, na minha opinião, só tem função de deixar claro que o adulto X é a babá.

Não me odeiem, por favor, é só uma opinião, tá?

Anúncios
Etiquetado , ,

Um pensamento sobre “Por que branco?

  1. […] só para fechar: ninguém vem de branco no parquinho. Não sei se os adultos que estão aqui acompanhando crianças são parentes ou […]

Os comentários estão desativados.

%d blogueiros gostam disto: