Mas é só de vez em quando

Veio na agenda da escola um comunicado sobre a próxima excursão e lá estava escrito que o almoço das crianças será no McDonalds. Eu achei um horror e minhas colegas-mães se dividiram em dois tipos de opiniões: “também sou contra” e “só de vez em quando não faz mal”.

Sim, só de vez em quando, só essa vezinha não vai matar ninguém. Ninguém vai mudar os hábitos alimentares drasticamente, ninguém vai passar a querer apenas McDonalds todos os dias. É só uma vez no ano. Então, qual o problema com o almoço no McDonalds, Ruri?

Vamos aos conceitos. “Só de vez em quando”, para mim, é aplicado a coisas especiais que não podemos fazer no dia a dia. De vez em quando meus filhos ganham um presente, um brinquedo novo, uma roupa nova. De vez em quando nós vamos viajar. De vez em quando busco os dois na escola logo após o almoço para irmos ao cinema. De vez em quando alugamos um carro e passamos o domingo na praia. De vez em quando tem uma excursão na escola.

Coisa ruim a gente não faz nunca por querer. Ninguém programa uma coisa ruim para ser feita só de vez em quando. Se é ruim, não fazemos. Ah, ok, me coloca numa situação extrema: se eu estivesse num deserto, se os dois estivessem há 12 horas sem comer e se eu soubesse que não teríamos outra comida pelas próximas 5 horas, sim, eu daria um lanche do McDonalds para eles. Repito: coisa ruim a gente não faz por querer: a gente faz sem querer ou em situações extremas.

Na minha opinião, a questão do McDonalds no passeio da escola não é se vai fazer ou não mal para saúde ou para alimentação dos meus filhos. Meu problema está em associar uma coisa ruim (ruim mesmo em vários aspectos: comida de péssima qualidade, venda casada com brinquedos e tudo o mais) com uma coisa bacana e especial como é uma excursão com os amigos da escola. Se vamos fazer uma coisa especial, vamos colocar apenas coisas especiais no pacote. Não vejo motivos para incluir um treco ruim em um dia especial. Não faz o menor sentido associar o McDonalds a todas as coisas legais que a gente só faz de vez em quando. É como se McDonalds fosse tão especial quanto o presente, a viagem, os passeios e a excursão da escola.

Não.

Não pode.

Anúncios
Etiquetado , ,

7 pensamentos sobre “Mas é só de vez em quando

  1. Renata Cantáfio disse:

    Na verdade, esse passeio em especial não tem outra opção de alimento. Dentro do lugar não há outro alimento que não seja esse oferecido dentro do próprio parque! Ou seja, não é uma escolha de passeio irado + almoço em excursão com os amigos e sim parque com McDonalds dentro do local, sem opção de escolha em outro restaurante. Se eu pudesse escolher, minha predileção seria em outro lugar para uma alimentação saudável. Meu pensamento é, não privar o momento de estar com amigos em excursão por conta do alimento ser contra a minha vontade. Concordo ao fato de assoviar coisa ruim com coisa legal, mas nesse caso não há alternativa, à não ser deixar ir ou não.

    • Ruri disse:

      rê, esse dilema entre não deixar ir ou aceitar não deveria ser colocado para os pais e, sim, resolvido pela escola, que está organizando o passeio. vejo algumas alternativas: 1) levar para comer em outro local (o parque fica dentro um shopping e ninguém é priosioneiro para não poder sair de lá!), 2) levar marmitinhas ou 3) escolher um lugar que una diversão e alimentação adequada (tem várias outras coisas para fazer em SP).

      acho que a escola deveria ser responsável por todos os aspectos do passeio e procurar alternativas que não nos deixem nessa “cilada”.

  2. Ruri, meu baby aí está novo (2 anos) e ainda não o coloquei em escolinha… fiquei me perguntando o próximo capítulo… o que vc vai fazer nessa situação?

    • Ruri disse:

      O passeio é em novembro, então ainda tenho um tempo para refletir. Mas associar fast food a um dia feliz está me incomodando demais. Como eles já foram nas outras 4 excursões esse ano (que são caras, nem todos os amigos foram em todas ), estou pensando em fazer alguma outra coisa com eles no dia do passeio. 🙂

  3. […] diversas vezes. Falei bastante também sobre a questão da lanchonete fast food (lembram dessa história?), mas também não consegui mudar nada. Mesmo assim, tô aqui fazendo minha parte no que acho […]

  4. […] pessoas me perguntaram o que eu tinha resolvido fazer com o passeio da escola com almoço no McDonald’s. Eu decidi não autorizar a participação dos meus […]

Os comentários estão desativados.

%d blogueiros gostam disto: