Carteirinha de estudante

Filho e filha,

Mamãe já vai fazer 33 anos e não estuda mais há muitos anos. A essa altura da vida, também convivo com pouquíssimas pessoas que ainda estudam. Mas, curiosamente, ainda convivo com muitas pessoas que usam carteirinha de estudante. Estranho, né? Também acho. 

Funciona assim, meus queridos: os estudantes têm direito a pagar meia entrada no cinema, no teatro, em shows e outros eventos. Por isso paguei apenas metade do valor do ingresso do teatro para cada um de vocês quando fomos assistir o Mágico de Oz. Será assim durante muitos anos, porque vocês ainda estudarão durante muitos anos. Mas aí vocês terminarão os estudos e esse direito também terminará, ok?

Algumas pessoas não estudam mais, mas resolvem falsificar a carteirinha de estudante para continuar usufruindo de um direito que não é mais delas. Isso é muito feio. Algumas dessas pessoas comemoraram muito a recente prisão de políticos corruptos, sem conseguir enxergar que elas também enganam e roubam. Não roubam tanto dinheiro, mas os conceitos de “enganar” e “roubar” são os mesmos, tá?

“Ah, mas as coisas são tão caras” – elas vão argumentar. “Não dá para pagar R$ 600 em um show”. Concordo. As coisas são caras e nem sempre temos dinheiro para fazer tudo o que queremos. Mas eu quero ensinar para vocês que quando acho alguma coisa cara, eu escolho não comprar e nunca escolho roubar. Nós não devemos roubar essa coisa porque não pretendemos pagar por ela. Quando acho que um par de sapatos está muito caro, eu não pago por apenas um e roubo o outro da loja. Eu não compro. Ponto.

Então, meus lindos, por favor, prometam para a mamãe que nunca na vida irão falsificar carteirinha de estudante, tá? Isso vai me deixar muito triste.

um beijo

Mamãe Ruri

Anúncios
Etiquetado , ,
%d blogueiros gostam disto: