Vamos falar sobre o lápis “cor de pele”?

Esses dias Isaac estava desenhando ele e a Bia, como todos os dias, e me falou:

– Mamãe, eu vou fazer a Bia de cor de pele e vou fazer eu de marrom!

Sim, eu voltei no tempo uns 30 anos e lembrei do lápis “cor de pele”. Para Isaac, a “cor de pele” era um lápis que se chama “rosa claro/ rosa pálido/ peach”.

Aí eu expliquei com muito carinho:

– Todas essas cores aqui podem ser “cor de pele” (peguei marrom escuro, marrom claro, rosa, amarelo, laranja – o que tinha no estojo). Essa aqui também, que é a cor da pele do sapo (o verde – lembrei de uma tirinha do Armandinho). E essa, do elefante (o cinza). Tudo pode ser “cor de pele”, escolhe o que achar melhor. Mas vamos chamar pelo nome da cor, e não “cor de pele”.

tirinha-armandinho-cor-da-pele-nude

Eu fui na escola e pedi para a professora me ajudar. Contei o que tinha acontecido e pedi para me ajudar a explicar para as crianças que muitas cores podem ser “cor de pele”, e não apenas o rosa claro. Não contente, escrevi esse post e peço do fundo do meu coração: ME AJUDEM? Compartilhem, conversem com as crianças e me ajudem a sumir com esse negócio de chamar o rosa claro de “cor de pele”?

Anúncios
Etiquetado , ,

9 pensamentos sobre “Vamos falar sobre o lápis “cor de pele”?

  1. Maria Helena Garcia disse:

    perfeita essa reflexão!

  2. Bianca disse:

    Sou professora de ed. Infantil e acabei de fazer um projeto sobre esse assunto,onde a questão problema era essa. Fiquei muito feliz em ver esse post. Pois acho q estou no caminho certo. Bjux

  3. vi na net que tem uma caixa de lápis de cor, só com tons de pele, de todos os tipos, mas ainda não achei pra comprar….aqui também temos os mesmos dilemas…

  4. Andrea disse:

    Cor da pele do porco, da peppa

  5. Carolina Cedro Rosa disse:

    Já ensino isso a meus filhos!! Vou passar esta questão pra escola deles; gostei da dica!!

  6. Marcela disse:

    Tem um pessoal que desenvolveu um estojo cheio de cores de pele. Vale a pena conhecer.
    http://www.koralle.com.br/produto/giz-de-cera-pintkor-12-cores-324954

  7. Simone disse:

    Mas também é muita ignorância nomear o lápis assim. As cores devem ser citadas pelos nomes: a cor em questão nem é rosa claro. É “salmão”. A outra que alguns desavisados também chamam de cor da pele se chama “ocre”. Gentinha que nunca teve aula de Educação Atística (ou Artes) na escola…

Os comentários estão desativados.

%d blogueiros gostam disto: